terça-feira, 14 de junho de 2011

Enigmas portugueses

A morte do então primeiro-ministro Sá Carneiro, em Camarate, foi um atentado (bem sucedido) ou um acidente? Quem eram os outros suspeitos do "pocesso Casa Pia" que não chegaram a ser acusados, e porquê? Quem fez o blog Mui Mentiroso e o que lhe aconteceu? Quem é que esteve realmente, e activamente e com armas, envolvido no 25 de Novembro, em 1975? Qual foi a verdadeira dimensão da intervenção dos serviços secretos dos países do Leste europeu e dos partidos "irmãos" do PCP no PREC?
Noutro país, estes enigmas da História portuguesa teriam dado origem a vários filmes e romances. Por cá, o realizador Luis Filipe Rocha fez, em 2000, "Camarate", um filme bem interessante e estimulante em que aborda o caso da morte de Sá Carneiro. Inspirado pelo "processo Casa Pia", escrevi eu "O Clube de Macau" (2007) e o meu próximo livro, "Vermelho da Cor do Sangue" (em Julho), aborda o 25 de Novembro e algumas peculiaridades da época. Não tenho memória de haver outras iniciativas no domínio da ficção sobre os enigmas da História contemporâna.
O que já de si é um enigma.
Tal como é um enigma a evocação pela imprensa portuguesa de "casos" como o de Dominique Strauss-Khan apenas dos que ocorreram noutros países, ignorando o que aconteceu de parecido em Portugal, a começar pelos "Ballets Roses"...

Sem comentários: