domingo, 3 de julho de 2011

O recenseamento poderá ajudar ao desenvovlmento do interior do País?

Segundo os dados já divulgados relativamente ao recensamento da população (Censos 2011), o concelho em que agora resido, Caldas da Rainha, viu a sua população aumentar em 5,7 por cento em 10 anos. Ou seja, moram aqui mais 2799 pessoas, tanto nas freguesias rurais como na cidade.
Os dados divulgados não indicam pormenores sobre estes novos residentes: se ainda estão a trabalhar, se trabalham à distância para clientes noutros concelhos ou se estão reformados.
Seria interessante sabê-lo, e não apenas neste concelho, claro, porque isso talve fornecesse indicadores sobre as possibilidades de desenvolvimento do interior do País. Mais residentes novos significa, pelo menos, mais consumidores. E isso significa, de imediato, mais receitas para o comércio local e um aumento da percentagem do IRS recolhido para as câmaras municipais.
Ou seja: as câmaras municipais podem ganhar com mais residentes novos. Têm é de saber conquistá-los.
(E é necessário, também, que não haja presidentes de juntas de freguesia a hostilizar, por manifesto défice democrático e de inteligência, os novos residentes. Mas essa é outra história que vai ser necessário contar um dia...)

Sem comentários: