segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Os TVC

Tornei-me, há pouco tempo, cliente dos canais de cinema da televisão por cabo (via Zon/TV Cabo).
A programação desses quatro canais (agora designados por TVC1, TVC2, TVC3 e TVC4) é bondosa mas deixa um pouco a desejar. A maioria das produções mais recentes vão para o serviço "Videoclube", que não posso ter porque recebo o sinal de cabo por satélite. Os títulos mais interessantes estão, com poucas excepções, todos vistos. Restam curiosidades interessantes, outras que se revelam desinteressantes, filmes que não devem ter passado pelos clubes de vídeo, alguns esforçados, de "arte e ensaio", modestos ciclos temáticos e uma boa dose de lixo, servido indiscriminadamente.
O que mais me espanta, nisto tudo, é a ausência de informação. O que há, publicamente, são os títulos portugueses (ou originais, sem títulos nacionais). E mais nada. A própria programação da Zon/TV Cabo na internet resume-se aos títulos. Na comunicação social impressa, o melhor que se consegue é a programação semanal (dá tempo para a pesquisa...) que parece restrita ao "Correio da Manhã" das sextas-feiras.
Porque o resto é uma aventura. É preciso ver se o título português existe no valioso IMDB (o imprescindível site de informação sobre cinema), se se encontra através do Google ou no DVDpt. E depois tentar perceber o assunto, as referências críticas e pormenores que a Zon/TV Cabo acha que não são importantes (realizador, ano de produção, título original, intérpretes).
É pena que assim seja mas a não promoção dos vários TVC equivale, de certa forma, ao modo como os jornais vendem DVDs a preço de saldo, anunciando sempre que são os melhores filmes do mundo. O cinema perdeu importância e as empresas do sector preferem culpar os outros. Bem à portuguesa.

Sem comentários: