terça-feira, 30 de agosto de 2011

"Vermelho da Cor do Sangue": o 25 de Novembro

Em 25 de Novembro de 1975 estivemos mesmo à beira de uma guerra armada entre facções militares? O PCP quis tomar o poder pela forma das armas? E a extrema-esquerda? Os militares conservadores, o "Grupo dos Nove" e o PS aliaram-se, com o apoio dos EUA, para travar o que parecia ser uma revolução popular?
Em certa medida, e apesar do muito que existe escrito sobre o tema, o 25 de Novembro é um dos enigmas da História portuguesa depois do 25 de Abril. Tendo vivido directamente, em grande parte, o chamado Processo Revolucionário em Curso (PREC), acabei também por viver o 25 de Novembro, integrado numa organização juvenil que chamou os seus militantes para vigiarem a "reacção" e que depois os mandou para casa, sem explicações concretas.
Foi este conjunto de circunstâncias que me levou a pensa no contexto do 25 de Novembro para uma história. Utilizei-o numa história que nunca foi publicada e retomei-o em "Vermelho da Cor do Sangue", enquadrando o que poderia ter acontecido: um grupo organizado de militares a fazer crer aos soviéticos que iam fazer a Revolução e que precisavam de ajuda.
... E não conto o resto para não prejudicar quem gosta de surpresas numa história.

Sem comentários: