terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Apontamentos sobre o "romance policial" (3)

Ruth Rendell deixou, praticamente, de ser publicada em português. Elmore Leonard, John Grisham, Karin Slaughter e Lee Child aparecem, irregularmente, em catálogos de diferentes editoras e de modo completamente arbitrário. Carl Hiaasen também não existe em Portugal onde, salvo erro, teve direito a publicar um título há uns quinze anos. 
Estes autores - juntamente con John Le Carré, James Ellroy e de vez em quando Harlan Coben - fazem parte da minha lista de autores preferidos no domínio do "thriller". Alguns estão na primeira linha da literatura em geral, como Ruth Rendell e John Le Carré.
O desaparecimento da maior parte deles das editoras nacionais, fenómeno que não é de agora, é revelador do pouco interesse que o "policial" suscita juntos dos editores, como se diz na gíria judicial, por motivos em concreto não apurados. 

1 comentário:

Carmo V. Romão disse...

Concordo plenamente. Sou fã incondicional de Ruth Rendell.
Posso estar a dizer um grande disparate, mas há talvez 50 anos, a literatura policial era muito apreciada no nosso país. Todos liam Agatha Christie, Elery Queen e os outros escritores das coleções Xis e Vampiro. Depois começou a dizer-se que a literatura policial não era literatura e os portugueses que são muito literatos preferiram outros géneros... Apareceu a Danielle Steel (tive o prazer de traduzir um livro dela e quase precisei de comprimidos para o enjoo)e as sucedâneas portuguesas e mais outras intelectualidades e pronto.
Mas uma feliz notícia: a funcionária da biblioteca lá da escola lê tudo o que é policial. E sabe o que presta e o que não presta.