quarta-feira, 28 de março de 2012

Seguro de animais de companhia HealthPet na Axa?! Não se metam com essa gente!...

Contratei no início de 2011 ano o seguro HealthPET Plus, da seguradora Axa, destinado ao meu animal de companhia, a simpática e jovem J. O seguro, como há alguns em Portugal, visa cobrir despesas com saúde.
A experiência foi negativa e a impressão com que fiquei foi que esta seguradora - como muitas outras, provavelmente - abominam os seus clientes, faz tudo para que isso não lhes custe dinheiro e só mantém um seguro para animais de estimação porque... sei lá, por marketing?
Começou tudo pelo período de comunicação do "sinistro". O dono do animal segurado tem de comunicar o que se passa à seguradora em 24 horas ou, então, a seguradora nunca pagará. Preocupações com a saúde do animal? Ir ao veterinário o mais depressa possível? Não. Interessa é comunicar no prazo de 24 horas? Mas porquê?
Foi necessária uma queixa ao Instituto de Seguros de Portugal (ISP) para a Axa responder - recusando-se depois, malcriadamente, a pormenores - que "(… ) tendo por base o produto em questão, que exige um controlo muito apertado e rigoroso de todas as situações, a participação do sinistro no prazo definido nas condições da apólice tem por objectivo permitir efectuar esse controlo muito apertado por forma a evitar potenciais situações de fraude que de acordo com a nossa experiência neste tipo de produto apenas podem ser minimalizadas mediante o cumprimento rigoroso deste procedimento, caso contrário, o risco potencial dessas situações aumenta exponencialmente dificultando, em muito, o evitar dessas situações."
O argumento não era só ofensivo (somos todos burlões, portanto), era também imbecil. Até porque há outras seguradoras que têm um prazo muito mais dilatado para a comunicação dos "sinistros". O ISP, pouco dado a reconhecer a razão dos consumidores, deve ter achado boa a fundamentação.
A impressão de que a seguradora estaria bem melhor se não tivesse de suportar a maçada deste seguro foi patente ao longo dos doze meses em que o mantive. Os reembolsos fizeram-se a custo e foi necessário ameaçar com novas reclamações ao ISP.
Passado um ano, a Axa quis castigar-me. Eu tinha, vejam bem, comunicado um "elevado número de sinistros": cinco! Cinco num cão jovem e saudável, que anda à vontade num jardim protegido, que não anda na rua sozinho. Coisa decerto extraordinárias: otites, uma inflamação numa pata, um acesso de diarreia, uma pragana num ouvido...
Mas a Axa quis castigar-me e resolveu, unilateralmente, aumentar o prémio do seguro em 10 por cento.
Textualmente: "No caso concreto, tendo em conta a sinistralidade anual média de apólices com características semelhantes, verificou-se um elevado número de sinistros (5) pelo que na data de renovação do contrato de seguro decidiu o Segurador promover uma alteração ao contrato em questão, designadamente o aumento do valor do prémio com esse mesmo fundamento." E, mostrando a sua verdadeira intenção, acrescentava: "Caso esta proposta de alteração não seja aceite, e de acordo com a clausula décima da apólice subscrita pelo Segurado bem como o invocado regime jurídico  do  Contrato de Seguro, poderá o Segurado denunciar o referido contrato."
Ou seja: se não está bem, mude-se.
Muito bem, foi o que fiz. Fui para outra seguradora. Com condições diferentes e com outro preço. E como não gostei do serviço da Axa pago-lhes na mesma moeda.
E fica o alerta: seguro de animais de companhia HealthPet na Axa?! Não se metam com essa gente!...

Actualização (em 12.01.13): um ano depois de eu próprio ter anulado este seguro, não pagando a sua renovação, a Interpartners Assistance SA veio comunicar-me que se não pagasse a renovação do seguro... ele seria anulado!

4 comentários:

Unknown disse...

Olá boa noite!

Obrigada pelo seu texto. Pretendo fazer um seguro para os meus gatos. Será que me poderia dar uma indicação de outra companhia de seguros melhor?
Muito obrigada! Ah! E foi um prazer ler um texto tão bem escrito e tão "fluido" sobre este assunto.

Maria de Fátima

Pedro Garcia Rosado disse...

Agradeço as suas simpáticas considerações.
Neste momento, e reconhecendo a importância de poder ter um seguro para o meu aninmal de estimação, contratei um seguro através do Millenniumbcp (onde não tenho conta) com a Ocidental, com a designação de "Petis".
O valor anual (mesmo no escalão superior) é inferior ao da Axa e o período de comunicação é muito mais lato. As franquias são, em geral, mais elevadas. Mas a entrega dos documentos pode ser personalizada num balcão do banco e não exigir a ida aos correios.
Julgo que será, pos isso, mais vantajoso e a questão do período de consideração é, para mim, essencial.
A minha preocupação fundamental, numa situação dessas, é ir ao veterinário e aliviar o sofrimento e garantir o tratamento. Nisto tudo, a preocupação burocrática passa para segundo lugar. Com a Axa, se não comunicamos já somos uns burlões.
Entre os dois, preferi o "Pétis". Mas não sei se há melhor.

Unknown disse...

Boa tarde,
Infelizmente ao ler o seu texto, ocorre-me relatar o que se passou no caso de uma das minhas cadelas:
Tenho uma cadela serra da estrela que desenvolveu uma infecção gravissima no útero - piometra - tendo que ser dando origem a uma ovariohisterectomia . Neste caso a minha cadela passou a ser estéril. O motivo pelo qual comprei a minha cadela foi para fazer guarda à minha casa e familia - além da companhia, que considero uma raça maravilhosa para o efeito - também para reprodução de pelo menos uma ninhada. Adorava ter mais do que um cão desta raça... Por ter tido um prejuízo tanto ao nivel das despesas veterinárias como pelo facto da cadela nem sequer poder ter a tal ninhada, apresentei junto do Millennium uma participação para ser reembolsada das despesas efectuadas pela companhia "Inter Partner Assistance, SA." Para o efeito juntei relatório clinico com indicação da veterinária e respectiva cédula profissional e o relatório das análises laboratoriais que comprovavam a infecção aquando do episódio da urgência. Qual não é o meu espanto que recebo resposta informando que "não existia fundamento para o rembolsa das despesas porque a apólice não contemplava a esterilização e, como se tratava de uma cadela jovem não havia motivos para o desenvolvimento desta infecção..." Fiquei pasma. Solicitei à minha advogada que fizesse a resposta para esta recusa no reembolso das despesas. A resposta parecia "uma conversa de surdos". Desisti e cancelei a apólice. É o que acontece à maior parte das pessoas. É triste, os prémios dos seguros não considero elevados mas também para este desfecho quem precisa de seguros.
Abraço.

Célia Fonseca.

Pedro Garcia Rosado disse...

É mais um caso, infelizmente: o problema esteve na doença mas como a doença implicou uma operação que não pagam... já se escapam a pagar.
Por outro lado, e pelos vários problemas que já tive com a Inter Partner Assistance SA, percebi que é uma empresa que parece ter o exclusivo da intermediação entre as seguradoras e os clientes e - na melhor das hipóteses... - não tem capacidade para o que faz e tenho-me deparado com várias trapalhadas e confusões.
As seguradores procuram todos os motivos (e algumas os expedientes mais sujos) para não pagar. E esta empresa ajuda à festa.