sábado, 28 de julho de 2012

Mil metros de rua com 23 remendos

Moro numa rua de uma freguesia rural (Serra do Bouro, concelho de Caldas da Rainha) que é a rua principal da povoação e que tem 1600 metros de comprimento.
Cerca de 500 metros desta rua não estão asfaltados e são de terra batida. Os restantes 1100 metros estão asfaltados.
Nestes 1100 metros de rua, porém, o asfalto tem 23 remendos, que correspondem pelo menos a 23 rupturas da canalização da água, sendo que em alguns desses pontos já houve várias rupturas.


Pagamos uma fortuna aos Serviços Municipalizados mas não investem
na manutenção da rede de água e as rupturas tapam-se com remendos

A infra-estrutura de abastecimento de água está completamente podre e, depois dos remendos efectuados nos canos, é atirado mais alcatrão para o pavimento, o que dá origem a um piso completamente irregular e o aspecto selvagem que a imagem documenta.
Aliás, mesmo à frente de minha casa, já lá vão seis ou sete anos, a pavimentação da rua sobreviveu apenas alguns meses porque bastou uma ruptura para o piso ficar esventrado. E nunca mais foi reposto.
Deve haver situações muito semelhantes noutras freguesias e no Campo uma ruptura da rede de água levou à destruição de uma lomba com passagem de peões que “protegia” as crianças de uma escola do primeiro ciclo.
Nunca vi que houvesse, pelo menos na freguesia onde resido, qualquer tipo de investimento na manutenção da rede pública de abastecimento de água e não admira que a canalização acabe por rebentar com grande frequência, conduzindo ao mais simples e puro desperdício e a esta política de remendos.
No entanto, metade da conta da água dos residentes neste concelho vai para uma área contabilística cinzenta dos Serviços Municipalizados de Caldas da Rainha que leva o nome de código de “Serviços Diversos”.
Pela parte que me toca, este mês, e depois do brutal aumento dos preços (decidido pela maioria PSD da câmara e apoiado pelo CDS, pelo PS e pelo PCP num verdadeiro “pacto de agressão” aos munícipes), tenho de pagar 68,45 euros de água e 54,07 euros de “Conta Trat. Esgotos” e “Serviços Diversos”. A conta final, com uns modestos 4,11 euros para o IVA, é de 126,63 euros.
Não vejo, nem ninguém vê, que as verbas saqueadas aos residentes para os “Serviços Diversos” sirvam para investir nas infra-estruturas e para a sua manutenção. Alguém há-de estar a ganhar alguma coisa com estes “Serviços” mas os residentes no concelho é que não ganham nada. Como qualquer pessoa pode ver.

(Publicado na secção de cartas dos leitores da
"Gazeta das Caldas", 27.07.12)

Sem comentários: