segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Tony Scott não foi importante por ter sido o realizador de "Top Gun"...

... mas pelos outros 23 filmes onde se encontram os muito melhores "Fome de Viver" ("The Hunger"), "Romance à Queima Roupa" ("True Romance"), "Homem em Fúria" ("Man on Fire"), "Domino" ou "Imparável" ("Unstoppable").
E também por ter sido produtor e produtor executivo de dezenas de filmes e de séries de televisão ("The Good Wife", por exemplo), tendo trabalhado sempre com o irmão, Ridley Scott, numa parceria que deu origem à produtora Scott Free.
Ridley Scott (n. 1937) tinha um estilo e Tony Scott (1944–2012) tinha outro. Os dois completavam-se e o contributo de ambos para o cinema e para a televisão vai muito para lá dos títulos individualmente considerados dos muitos filmes que assinaram.
Chamar-lhe apenas "realizador de 'Top Gun'" e atribuir-lhe a nacionalidade americana, quando Tony Scott era inglês, não são lapsos. São manifestações profundas de uma ignorância sem limites nem vergonha.
Quem quiser saber mais sobre os dois irmãos não precisa de fazer mais do que ir ao IMDB (onde os títulos dos filmes até já aparecem em português, para facilitar o trabalho...) por meio destes links: Tony Scott e Ridley Scott.

(É interessante verificar como no "Expresso" não só se ignoram as circunstâncias reais da morte como se escreve no título que Tony Scott era inglês e no texto da notícia que era norte-americano...)

Sem comentários: