domingo, 28 de outubro de 2012

O abandono e os maus tratos de animais domésticos (2): algumas ideias e propostas

Eis algumas ideias e propostas para combater o abandono dos animais domésticos denunciar (e envergonhar) os que o fazem, partindo do princípio de que haverá certamente pessoas com capacidade e poder de decisão que, acreditando numa causa destas e sendo capazes de tratar bem os animais, podem disponibilizar "pro bono" os recursos que têm à sua disposição:
 
- É possível unir boas vontades e pessoas socialmente e culturalmente influentes para criar a base de uma campanha nacional que seja pedagógica, directa e crítica.
- É viável chamar figuras públicas que, com sinceridade e bons exemplos, dêem a cara pelo tratamento digno de cães e de gatos.
- É relativamente fácil conseguir a participação de empresas com algum grau de responsabilidade social, ou com responsáveis que gostem de animais, para porem ao serviço de uma campanha desta natureza os meios e os recursos - de painéis publicitários a capas de livros (sobre animais, pelo menos) - que têm à sua disposição.
- É possível exigir às autarquias que disponibilizem os meios e os recursos - dos serviços municipais de veterinária aos instrumentos informativos - que são seus para alcançar estes objectivos.
- É desejável mobilizar voluntários para, nos supermercados, obter comida para animais - desde pequenos "snacks" às rações secas e às latas -, a exemplo do que tem sido feito pelo Banco Alimentar.
- É vantajoso envolver numa iniciativa destas, que deveria ter dimensão nacional, as clínicas veterinárias... que também ganharão, a outro nível, com um potencial aumento de clientes.
- E é indispensável garantir a efectiva colaboração das autoridades policiais para, como é seu dever, aplicarem a lei (que, convém recordá-lo, prevê penas de multa cujas receitas revertem para o Estado).

Será possível transferir pelo menos uma parte do activismo social que eclodiu em Setembro para uma causa destas? Talvez baste começar...

Sem comentários: