quinta-feira, 8 de novembro de 2012

O borrifador de caracóis



O borrifador
O evento

Álvaro Jerónimo é presidente da Junta de Freguesia da Serra do Bouro (a freguesia rural de Caldas da Rainha onde resido).
Tem a profissão de advogado e é também representante das duas empresas de capitais desconhecidos que querem investir 300 milhões de euros num projecto turístico megalómano que, a ir por diante, ocupará terrenos da sua freguesia e da freguesia limítrofe da Foz do Arelho.
Onde parece que não se podia construir até a Assembleia Municipal, onde ele também tem assento, ter aprovado uma alteração ao Plano Director Municipal que entregou uma substancial fatia de paisagem natural aparentemente protegida a esse empreendimento, que também poderá beneficiar de expropriações de propriedades na freguesia de cuja junta Jerónimo é presidente.
Por ter atingido o limite de mandatos, Jerónimo não poderia recandidatar-se nesta freguesia mas como a Serra do Bouro foi anexada por uma das freguesias da cidade de Caldas da Rainha, apesar de não ter qualquer contacto geográfico com ela, já vai poder recandidatar-se à junta de freguesia da nova freguesia.
Há quem diga que Jerónimo quer ser presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha.
Apesar de, como se vê, ser um homem ocupadíssimo, Jerónimo ainda tem tempo para um passatempo que o entusiasma: as corridas de caracóis.
Que não são bem corridas mas trepadas de caracóis porque os velozes animais são postos a trepar canas, estimulados por folhas de alface ou por borrifos oportunos.
O "Jornal das Caldas" (sem link para a notícia) faz a reportagem do evento desportivo. E nela vê-se o dinâmico presidente, advogado e representante empresarial a estimular o seu caracol, de borrifador em punho.
É uma imagem de elevado sentido histórico e de profundo simbolismo político.

Sem comentários: