sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Os pormenores da agregação de freguesias nas Caldas da Rainha (3): quem ganha e quem perde

 
Em todos os processos desta natureza, em que se confrontam opiniões, projectos pessoais, interesses legítimos e não legítimos, há sempre quem ganha e quem perde. E o processo de agregação das freguesias nas Caldas da Rainha, impulsionado pelo presidente da Câmara, Fernando Costa, com o ámen da Assembleia Municipal, também teve ganhadores e perdedores.
A cidade - na atrofiada dicotomia entre centro urbano e interior rural - ganhou e sobrepôs-se ao interior. Pouco importa se é tonta e provinciana a elite caldense que despreza e desconhece o interior e a costa atlântica. As duas freguesias da cidade absorveram freguesias do interior e aqui sim, neste esvaziamento da paisagem não urbana, onde as juntas de freguesia até hostilizavam os que vêm de fora, está a demonstração prática dos perigos reais da reorganização administrativa: não se dá maior importância ao interior e às suas populações pela união de freguesias irmãs mas submetem-se essas freguesias à pesporrência urbana.
Os campos e a costa perderam. Os serviços das futuras ex-juntas de freguesia não se deslocarão - vão ser absorvidos pelas estruturas existentes na cidade. A elite caldense abomina o cultivo da terra e o ar livre e o horizonte infinito da costa atlântica e nem sequer percebe a sua relevância em termos económicos e sociais.
As populações das ainda freguesias da Serra do Bouro, São Gregório e Salir do Porto perdem. Vão de casa às costas para a cidade. A população do Coto pode ganhar, com a sua agregação ao parceiro mais forte e não completamente urbano que é a Tornada.
Fernando Costa julgou que ganhava, pelo menos simbolicamente, com esta reorganização. Só o silêncio amedrontado ou ignorante dos que ainda governa é que lhe permitirá ganhar, como sempre tem acontecido: desta disparatada fusão reorganização de freguesias ao brutal aumento do preço da água.
Álvaro Jerónimo, o advogado que representa os investidores sem rosto do "elefante branco" previsto para a zona florestal da freguesia a cuja junta ainda preside, ganha com isto a possibilidade de se candidatar a uma nova freguesia, a que resulta da absorção da Serra do Bouro por uma das duas freguesias da cidade. Com sorte (para ele, e uma imensa dose de azar para todos nós) ainda chega a presidente da Câmara. Será um sucessor adequado aos últimos anos de Fernando Costa.
 
 

Os documentos da Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território (UTRAT), da Assembleia da República, podem ser encontrados aqui. O "Parecer" é o documento dos membros da UTRAT. O anexo 1 tem o mapa das freguesias do concelho e o anexo 2 o documento enviado pela Assembleia Municipal para o Parlamento com as opiniões de 11 das 16 freguesias das Caldas da Rainha.

Sem comentários: