quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Uma estreia interessante: James Patterson e Janet Evanovich

James Patterson e Janet Evanovich são dos mais populares autores norte-americanos de "thrillers", com uma produção impressionante e recordes de vendas não menos impressionantes.
James Patterson ganhou maior notoriedade com o seu herói Alex Cross (personificado por Morgan Freeman nos filmes "A Conspiração da Aranha", de 2001, e "Beijos que Matam", de 1997, e agora regressado ao cinema no filme "Alex Cross"). Do que li deste autor guardei boas impressões e fiquei bastante curioso quanto ao seu recente "Zoo", que vou ler em breve.
Muito apreciadas pelo público feminino, Janet Evanovich e a sua heroína, Stephanie Plum, serão o equivalente do nosso tempo à Sue Grafton que, nos anos oitenta, criou a investigadora Kinsey Millhone e uma série de histórias com títulos que percorriam todo o alfabeto.
Os três primeiros lançamentos da Topseller
Foram estes os dois autores escolhidos pela editora Topseller para se lançar no mercado português e a iniciativa é de louvar.
James Patterson e Janet Evanovich poderão ser depreciativamente considerados por editores para quem os "best sellers" são um pecado mortal e o "thriller" é um género literário menor que "parece mal" editar (salvo se a moda assim o decretar) mas são capazes de fixar leitores e de, por essa via, abrir uma porta à literatura "policial" anglo-americana, que merece todas as atenções e que infelizmente está longe de ser uma área literária bem tratada pela generalidade dos editores.
Esta opção da Topseller, a ser bem sucedida, não será apenas positiva para a editora mas será também um contributo significativo para afirmar a importância e a dignidade da literatura "policial" e dos seus leitores.

Sem comentários: