sábado, 26 de janeiro de 2013

As eleições autárquicas de 2013 nas Caldas da Rainha (3): o dilema bicéfalo do PSD

Fernando Costa, o histórico do PSD que é presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha há anos demais (e que foi agora “exportado” para Loures em mais uma das trocas e baldrocas que caracterizam as nossas eleições), deixa uma situação armadilhada para a posteridade.
O PSD está dividido entre o provinciano Tinta Ferreira, símbolo portentoso da elite caldense que ignora o resto do concelho, e Hugo Oliveira, vereador que reúne as simpatias de sectores juvenis e que, apesar de tudo, talvez tenha maior sensibilidade para as especificidades do concelho… se for bem aconselhado.
Para trás parece ter infelizmente ficado a vereadora e deputada à Assembleia da República Maria da Conceição Pereira, que poderia ser a candidata mais abrangente do PSD. E é pena que não o seja. Maria da Conceição conhece o concelho quase todo, é mulher e seria capaz de congregar os votos dos sectores femininos das Caldas e introduzir uma perspectiva nova nestas eleições.
Com um processo polémico pelo meio, quer apresente Tinta Ferreira ou Hugo Oliveira, o PSD vai ser penalizado nas eleições. Por estar no Governo mas também por não conseguir ser capaz de fazer melhor e de aproveitar as poucas coisas boas de Fernando Costa, de o fazer esquecer e de ver o concelho como ele realmente é: como um todo, com potencialidades enormes em quase todos os domínios e com fragilidades económicas e sociais que só se mantêm por inércia e incompetência.
Como partido dominante no concelho, o PSD tem uma responsabilidade que não devia deixar diluir-se numa guerra intestina de facções. Mas é o que vai provavelmente acontecer.
Não acredito que a preponderância do PSD esteja posta em causa nas Caldas da Rainha (a falta de qualidade das oposições ajuda) mas não vislumbro na candidatura que possa sair deste partido qualquer factor capaz de atrair os eleitores mais atentos e que não votam por simples obrigação. De qualquer modo, daqui a quatro anos há mais...
 

Amanhã: os independentes na caça aos gambozinos

Sem comentários: