sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Elitismo, arrogância e vistas curtas

 
Tal como "O Jornal das Caldas" anteontem, a "Gazeta das Caldas" ignora hoje olimpicamente os apagões da EDP no passado fim-de-semana. Que, como sabem todos os afectados, não são fenómeno isolado. Mesmo às portas da cidade de Caldas da Rainha, nos seus pequenos subúrbios, também há apagões com frequência.
No sábado passado, a cidade tinha luz mas as zonas à sua volta num raio de vinte e tal quilómetros estiveram, até de madrugada e depois de novo no domingo, mergulhadas na mais abjecta escuridão. O temporal completou aquilo que o desinvestimento e a falta de manutenção da EDP gerou.
Seria natural que esta situação fosse noticiada, quanto mais não fosse no quadro das notícias e das apetecíveis fotografias relativas aos estragos provocados pelo mau tempo. Mas não foi o caso.
Infelizmente, os semanários "O Jornal das Caldas" e a "Gazeta das Caldas" (os únicos jornais do concelho) fazem parte da elite caldense e acompanham os políticos e as restantes criaturas que se têm por importantes no desprezo que votam ao "país real" que os rodeia. É uma reprodução melancólica da célebre frase "Lisboa é Lisboa e o resto é paisagem", que também traz consigo a arrogância que ajudou ao empobrecimento do país.
E é, ao mesmo tempo, uma surpreendente manifestação de vistas curtas - olhar para o concelho globalmente poderia dar outro fôlego a estes semanários, talvez já condenados à penúria.

Sem comentários: