quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

"Red Riding": o que "Twin Peaks" devia ter sido

Em 2010, o Canal 4 britânico lançou em co-produção um projecto de certa forma inédito: contar, em três filmes de realizadores diferentes e pontos de vista diferentes, e a partir de matéria escrita por David Peace, uma história de corrupção policial e de crimes e de homicídios em série em Yorkshire, no Norte de Inglaterra.
Com o título genérico de "Red Riding" e os títulos sectoriais de "No Ano do Senhor de 1974", "No Ano do Senhor de 1980" e "No Ano do Senhor de 1983" (respectivamente realizados por Julian Jarrold, James Marsh e Anand Tucker), esta mini-série televisiva de novo tipo chegou a ter exibição em sala nos EUA, com os três telefilmes exibidos em sessão única. Não sei se passou em Portugal, na TV ou no cinema, mas pode ser vista no conjunto, numa edição única de três DVDs da Zon Lusomundo (ao preço de saldo de 9€ na FNAC).
A edição é descuidada (com fotografias trocadas e uma tradução que chega ao ponto de escrever "teve enfiado" em vez de "esteve enfiado"...) mas permite ver os três filmes na sua totalidade e o resultado é notável. "Red Riding" acaba por ser o que a lendária série "Twin Peaks" poderia ter sido se David Lynch não tivesse cedido aos seus fantasmas juvenis: uma história fascinante que se completa numa espécie de caleidoscópio inquietante.

Sem comentários: