quarta-feira, 20 de março de 2013

A vida dele com miniporcos... ou a vida dos miniporcos com ele

Matt tem quatro filhos, uma mulher que sai de manhã para trabalhar e só volta ao fim da tarde, dois gatos, uma cadela branca que parece um lobo e que teve por origem uma banhista "topless", uma galinha que sobreviveu ao ataque de uma raposa e alguns coelhos discretos. A morte de um dos gatos, por atropelamento, cria um vazio... que vai ser preenchido por dois porcos. Por dois porcos "mini". Ou miniporcos: Roxy e Butch. Alguém há-de sobreviver. Provavelmente mais a mulher e os quatro filhos do que o próprio Matt.
É a mulher que um dia lhe envia por e-mail uma fotografia de dois porquinhos. Peludinhos, de narizes muito abertos e o ar sempre amoroso dos animais pequenos: "A imagem era estranha: dois porcos empoleirados num ramo de árvore. O meu primeiro pensamento foi o de que não podiam ser verdadeiros. Depois li a mensagem dela por baixo e percorreu-me um arrepio: 'Tããããõooo engraçadinhos!!!'"

É assim que de certa forma começa "Oink! - My Life With Minipigs" (também intitulado "Pig in the Middle", talvez em alusão à igualmente divertida série televisiva "Malcolm in the Middle"), do escritor inglês Matt Whyman.
Mais conhecido pela sua ficção para jovens adultos, Matt Whyman descreve neste seu "Oink!" a sua vida com um casal de porcos minúsculos, que se aliviam debaixo da secretária onde tenta escrever, que lhe dão cabo do quintal, que lhe disputam o lugar na sala e no sofá da televisão, que explodem numa berraria quando o telefone toca e quando têm fome, que provocam uma depressão no gato sobrevivente e que fazem uma estranha aliança com as quatro galinhas que Matt vai buscar a um aviário e que parecem ser refugiadas de um país do Terceiro Mundo devastado pela guerra. E que o obrigam a uma estranha missão: a de engravidar Roxy, o elemento feminino do casal de miniporcos.
"Oink!" é divertidíssimo e emocionante e é uma aventura doméstica para todas as idades e para todos os públicos.
Matt Whyman, de que só foi publicado entre nós "Boy Kills Man" ("Pequenos Assassinos", 2007), tem aqui o seu próprio site.

Sem comentários: