terça-feira, 12 de março de 2013

Domingo Villar é ignorante

O escritor galego Domingo Villar, ouvido pelo extraordinariamente rigoroso "Diário de Notícias" durante um seu "tour" de Lisboa, saiu-se com esta afirmação: "Estranho que em Portugal não haja autores de policial".
A patetice saiu na mesmíssima página em que era feita uma referência por acaso elogiosa a "Morte com Vista para o Mar", o que não deve ter sido uma desatenção do "Diário de Notícias".
Supondo que a bizarra formulação "autores de policial" se aplica a todos os autores que escreveram histórias situadas neste género literário (e sem querer falar apenas em mim posso referir-me a Carlos Ademar, Francisco José Viegas ou Moita Flores, por exemplo), o disparate revela um autor pelo menos ignorante, que nem sequer sabe o que foi publicado em Espanha (a que a Galiza, mal ou bem, pertence) de autores portugueses.
Da Galiza vieram os antepassados de um admirável escritor e jornalista português chamado Fernando Assis Pacheco. Da Galiza vieram também contributos fundamentais para a gastronomia portuguesa. É só por isso que não escrevo que a tolice do "señor" Villar é uma galegada...

Sem comentários: