quarta-feira, 15 de maio de 2013

Os donos sabem lidar com os seus cães? "Cão Feliz, Dono Feliz" ajuda

Julgo que, na maior parte dos casos, as pessoas que têm cães não sabem como lidar com eles. E isso, infelizmente, não é nada de extraordinário.
Estamos a falar de outros seres vivos, com inteligência própria e uma relação muito especial com o mundo e connosco e que, dependendo em muito de como nós os tratamos e/ou lidamos com eles, assim se relacionam connosco.
Aliás, a experiência que tenho tido nos últimos anos também me tem mostrado como não fui capaz, em certas circunstâncias, de lidar adequadamente com cães que faziam parte da família.
E é interessante observar também o que se passa à nossa volta, recolhendo experiências directamente de uma actividade de treino canino (neste caso através da Casa do Niko, aqui das Caldas da Rainha) e vendo também como agem, interagem e se portam (e muitas vezes asneiram) os donos de muitos cães que só me fazem pensar que não foi por uma questão de convívio e/ou de companhia que arranjaram um cão.
Se a experiência, a prática e a observação são essenciais, também há livros que apresentam, com maior ou menor profundidade, noções essenciais daquilo que é necessário e conveniente fazer para cães e donos conviverem com alguma felicidade mútua (e sim, penso que os cães também têm as suas próprias versões e noções de "felicidade" e de "infelicidade").
"Cão Feliz, Dono Feliz", de Karen Wild (Booksmile) é, nesta perspectiva, um livro essencial. Em menos de 100 páginas, e escrito com rigor e conhecimento, ajuda a perceber o que querem os nossos cães e quais são as sete características fundamentais que podem levar alguém a ser um dono perfeito... ou quase.
Para os que pensam que sabem tudo sobre os cães, "Cão Feliz, Dono Feliz" serve para confirmar que andam a proceder bem e ajuda a lembrar alguma coisa que tenha ficado esquecida. Para os outros... bem, é uma leitura no mínimo obrigatória.

Sem comentários: