sábado, 4 de maio de 2013

"The Racketeer", de John Grisham

"The Racketeer", o mais recente romance de John Grisham, é um livro quase fascinante.
Malcolm Bannister, um advogado a cumprir uma pena de prisão por inadvertidamente ter sido apanhado numa rede de lavagem de dinheiro, troca a prisão pelo apoio que dá ao FBI para apanhar o homem que assassinou um juiz e a sua namorada depois de ter roubado o conteúdo do cofre do magistrado.
Bannister tem direito a ser abrangido pelo programa de protecção de testemunhas, o cadastrado agora acusado pelo homicídio sabe da sua existência e Bannister, com outra identidade e uma cara nova, começa a fugir ao perigo. Ou a desenvolver o plano que inicialmente concebera?
John Grisham constrói, como mandam as regras, um "thriller" com surpresas mas, a certa altura, distrai-nos sem que tivesse havido o mais pequeno aviso.
Se o leitor se impacientar com a alteração súbita do rumo da história, está tudo perdido. Mas se confiar por inteiro no autor lucrará com a reviravolta final. Eu, confesso, adiantei-me para ir perceber, algumas páginas mais à frente, de que estávamos exactamente a falar. E recomendo: é quase fascinante.
 

Sem comentários: