domingo, 23 de junho de 2013

A greve dos sindicatos dos professores a educar para a cidadania

Uma professora grevista, Cristina Mendonça de Sousa, escreve na "Gazeta das Caldas" o que outros dizem mas não escrevem sobre colegas (a quem trata por "colegas", com aspas) que não aderem a esta greve:
 
(....) O que é que vos deu para comparecerem massivamente ao “toca a reunir” do governo a fim de vigiarem os exames de Português e Latim?!
(...) Porque é que os professores do primeiro ciclo continuam a ser os “professores primários” com aquela mentalidade “muito do lado do poder, do lado de quem manda”, seja lá quem for?… São sempre um bom instrumento de manipulação e de divulgação do modelo vigente, sempre muito catequizados na ideologia dominante, seja ela qual for… Foram por isso um instrumento privilegiado da propaganda do Estado Novo, que os explorou como a nenhuma outra classe…. Volvidos 39 anos de regime democrático, vejo que pouco mudaram …
É pena… tenho mesmo muita pena….
Espero que não durmam descansados esta noite… Espero que fiquem desassossegados o suficiente para terem algum pudor em repetirem tal proeza, no futuro…. sim, no futuro porque isto não vai terminar aqui…
Mas se não conseguirmos mudar as decisões do governo quanto ao nosso futuro porque nos mostrámos, mais uma vez, desunidos, então espero que as 40 horas, as turmas de 30 alunos e a mobilidade/requalificação vos pesem mais do que a mim. (...)



Nota: há também aqui uma interessante e reveladora polémica sobre o assunto.

Sem comentários: