sexta-feira, 14 de junho de 2013

Caldas da Rainha: água de luxo, serviço de merda (27): em resumo...

1 - Depois de anos de rupturas na canalização subterrânea, e quando a rua Vasco da Gama (Cabeço da Vela, Serra do Bouro) já tinha praticamente mais remendos do que alcatrão, os Serviços Municipalizados de Caldas da Rainha (SMCR) decidiram - depois de mais uma reclamação pública que fiz e de uma queixa ao Provedor de Justiça por não me responderem - abrir concurso para a substituição da canalização em toda a rua.
2 - As obras começaram em 8 de Abril, a cargo da empresa Guilherme & Neves Construtores Lda, que foram abrindo valas e tapando-as (mal) com terra e pedras que rapidamente se transformavam em lama em tempo de chuva e em poeira nos dias secos.
3 - As obras foram interrompidas por três vezes, sendo só retomadas depois de protestos que eu fiz (e que eu espero que outros moradores também tenham feito) e que foram publicados no "Jornal das Caldas" na "Gazeta das Caldas".
4 - Segundo informação telefónica dos SMCR e do próprio empreiteiro, as obras foram interrompidas porque, trabalhando a Guilherme & Neves Construtores Lda "com a Câmara", a empresa foi mandada para outros locais para se ocupar de outras obras (sujeitas também a concurso público?).
5 - Pelo meio, os SMCR anunciaram a "repavimentação" de parte da rua. A empresa largou algumas postas de alcatrão em pontos diversos da rua.
6 - No passado fim-de-semana, depois de uma camioneta da Guilherme & Neves Construtores Lda ter andado a passar repetidamente por cima de uma parte das postas de alcatrão, houve uma ruptura nesse preciso local e o alcatrão ficou rebentado.
7 - As obras foram retomadas na terça-feira desta semana e o empreiteiro anda agora pelos mesmos sítios que rasgara e onde largara postas de alcatrão a abrir mais buracos e a introduzir tubagens que - não se sabe quando - substituirão a canalização apodrecida.
8 - Também não se sabe quando - e se... - será repavimentada (e não "repavimentada", por favor...) a actual estrada de terra batida e de remendos de alcatrão que é a rua Vasco da Gama.
9 - O administrador-delegado dos SMCR é o presidente em exercício da Câmara Municipal de Caldas da Rainha e candidato do PSD à presidência, onde pretende substituir o presidente cessante, Fernando Costa.

Sem comentários: