sábado, 13 de julho de 2013

Cultura à moda do "Expresso"

Um jornalista do "Expresso" que às vezes também parece ser crítico de cinema (e de televisão?) ocupa hoje uma página do dito jornal a apresentar pormenorizadamente uma série norte-americana que o canal de televisão por cabo Fox emite a partir de hoje.
A série intitula-se "The Bridge" e põe em cena dois polícias, um americano e outro mexicano, a trabalharem em conjunto.
Mas "The Bridge" não é uma série original. E o jornalista omite a informação.
 
 
"Broen/Broen": pormenores aqui
 
Na sua origem está a série "Bron/Broen", uma coprodução sueca e dinamarquesa (a que eu aqui já me referi, a propósito, e depois de a ver).
É possível que a Fox não tenha fornecido essa informação (que está omissa no seu site).
Mas ela está presente aqui, na entrada do Internacional Movie Database (IMDB) sobre a versão americana. E, embora com menos desenvolvimento, o IMDB também não falha no registo de "Bron/Broen" aqui.
A omissão, cujos motivos se desconhecem mas que podem ter a ver com a falta de "trabalho de casa" e com a ignorância de quem escreve, é mais um elemento que ilustra a falência da actual comunicação social no nosso país e mais uma demonstração dos pés de barro do semanário que já uma vez foi designado por "a Bíblia do regime".

Uma adenda indispensável:
Ao contrário do "Expresso", a ligação da série americana à série original é citada (e bem ilustrada) no suplemento "Tentações" da "Sábado", em texto de Ricardo Martins Pereira.

Sem comentários: