sábado, 13 de julho de 2013

"Justified" - uma surpresa!

Cheguei à série televisiva "Justified" por via de "Deadwood" e da interpretação que Timothy Olliphant nela faz do xerife local, Seth Bullock. Já tinha tentado ver dois ou três episódios na televisão (em Portugal tem sido exibida pelo discreto MOV) mas senti-me sempre derrotado pela sensação de que me faltavam alguns elementos para lhe compreender a história.

Timothy Olliphant como Raylan Givvens em "Justified"
 
Vista agora na íntegra em DVD (as três primeiras temporadas, com a quarta a ser ainda transmitida pelo MOV), percebe-se como mais uma vez a televisão consegue fazer o que o cinema, em geral, faz cada vez menos: contar uma história com tempo suficiente para o seu desenvolvimento e para a completa estruturação das personagens.
Iniciada sob a égide do escritor Elmore Leonard e inspirada pelo seu conto "Fire in the Hole", "Justified" equilibra prodigiosamente o respeito pelo tipo de narrativa de Leonard (bons diálogos, acção perfeita) com a necessidade de fornecer um espectáculo televisivo dinâmico.
Ao mesmo tempo, cria duas personagens inesquecíveis: o "marshall" Raylan Givvens (Timothy Olliphant, que disse ser "justificada" a morte a tiro de um criminoso que esteve na origem do seu exílio no Kentucky dos "hillbillies" onde nasceu) e a sua "bête noir", o "outlaw" Boyd Crowder (Walter Goggins).
Foi, finalmente, uma surpresa.
E já agora, que vem a propósito, "Justified" também não aparece aqui. Pois, eu sei, por que carga de água é que havia de aparecer?!...

Sem comentários: