quinta-feira, 22 de agosto de 2013

O meu diário das eleições autárquicas - 5.ª feira, 22 de Agosto: eles estão na Assembleia Municipal a fazer o quê?

Se o silêncio do PS, de fazer de conta que nada tem a ver com o assunto, é especialmente grave por ter andado a fazer sessões públicas sobre a coisa, não menos grave é o silêncio do CDS, do PCP e do BE sobre o Plano de Pormenor da Estrada Atlântica.
Recordemos.
Há dois anos, os membros da Assembleia Municipal (sem votos contra) aprovaram uma zona de excepção ao Plano Director Municipal (PDM), para entregarem a duas empresas desconhecidas 275 hectares de uma área florestal onde não se podia construir que abrange as freguesias da Serra do Bouro e da Foz do Arelho.
Nesses 275 hectares, abrangidos a partir dessa altura pelo Plano de Pormenor da Estrada Atlântica, as duas empresas iriam investir 300 milhões de euros e, com obras já este ano, construir um empreendimento turístico num local muito privilegiado. E ficariam também a dispor de maiores possibilidades para, mediante expropriações, apanharem terrenos de proprietários que não os quisessem vender.
O silêncio que envolve este projecto, ao cabo de dois anos, é estranho.
Os pomposamente chamados deputados municipais aprovam uma coisa tão importante e não lhes resta ponta de curiosidade para saber o que se passa.
Será que se esquecem do que aprovam? Ou sabem muito, e nem sequer nos querem contar? Ou perceberam que fizeram asneira? Afinal, eles estão na Assembleia Municipal a fazer o quê?! A brincar? A tratar de outros assuntos que não os dos eleitores?
O silêncio do PS, do CDS, do PCP e do BE sobre isto é por dolo ou negligência, afinal?
E quanto ao PSD... bem, basta ter presente que o presidente da Junta da Freguesia da Serra do Bouro é representante dessas duas empresas (legalmente possível, eticamente abominável) e que o PSD caldense e o fugitivo Fernando Costa ratificaram, e apoiaram, a sua dúbia posição quando lhe entregaram o segundo lugar na lista para o misto de freguesias que "transportou" para a cidade a Junta de Freguesia da Serra do Bouro.
 
 

Sem comentários: