quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Staples: cronologia de uma trapalhada com falta de transparência e várias contradições


5 de Abril (2013) - Comprei um computador portátil numa loja Staples ao abrigo da promoção que, pela entrega de um computador usado, me garantia um reembolso de 100 euros. Seguindo as instruções, enviei para a entidade designada por Staples Trade In (Rua Município de São Domingos, lote 3 e/c, 8400-415 Lagoa) o meu computador usado no dia 17 de Abril.
26 de Maio - Estranhando a ausência de informações sobre o reembolso anunciado, fiz um telefonema em 26 de Maio para o número da entidade Staples Trade In, onde me foi dito que só nessa altura é que o meu pedido fora validado. (Fiquei a pensar que, se não tivesse telefonado, o meu pedido estaria por validar.)
10 de Julho - Fiz um novo telefonema e disseram-me que ainda faltavam os tais 30 a 40 dias e que no dia 2 de Agosto receberia o reembolso.
2 de Agosto - No passado dia 2 de Agosto telefonei novamente e já não me indicaram data nenhuma para o reembolso.
5 de Agosto - Fiz uma reclamação no livro de reclamações do Staples e fiz uma denúncia à DECO.
7 de Agosto - Contactei directamente a Staples Trade In, solicitando, à falta do reembolso, a devolução do computador usado. A Staples Trade In respondeu do seguinte modo: (a) "Informamos que já não é possível enviar-lhe o equipamento de volta, já que uma vez que é recebido pelo centro ele já é desmontado e reciclado" e (b) "Também lhe contatamos para informar que a transferêcia do seu reembolso foi feita dia 02.08.2013 como informado por telefone, porém como também informado por telefone, poderia tardar alguns dias últeis para que seu banco disponibilizasse o valor para saque. Já temos a informação no sistema que o seu banco já aceitou a transação ontem, dia 06/08/2013 através de WESTERN UNION STRING e vem com a referência no nome de OPIA. Pedimos que por favor confirme com seu banco o valor de 100 euros" (sic).
9 de Agosto - A Western Union GlobalPay informou-me de que o reembolso tinha sido "iniciated" às 16h32 desse mesmo dia, estando previsto o depósito da minha conta no dia 12 de Agosto - em contradição com a Staples Trade In e depois de esta entidade ter até garantido que o banco onde tenho conta já aceitara a transacção!
12 de Agosto - A Staples Trade In desmente a Western Union e garante que o reembolso foi "inicializado 02 Agosto 2013" (sic).
14 de Agosto - O reembolso chegou à minha conta. 129 dias depois da compra.
 
 A Staples Trade In parece ser apenas uma das várias fachadas da empresa inglesa Opia, que se dedica às promoções de vendas. Pela minha parte, depois destra trapalhada toda, fiquei sem vontade nenhuma de aproveitar as promoções da Staples. O que equivale a dizer que fiquei sem vontade nenhuma de voltar a fazer compras lá.

Sem comentários: