terça-feira, 10 de setembro de 2013

O meu diário das eleições autárquicas - 3.ª feira, 10 de Setembro: tudo em aberto no dia 29

Segundo me garantiu uma fonte lisboeta, um dos partidos de âmbito nacional tem em seu poder uma sondagem sobre as eleições nas Caldas da Rainha que mostra que nenhuma das candidaturas tem à partida assegurada a conquista da Câmara.
Eis os pontos mais salientes dessa sondagem, feita no início deste mês:
- o PSD já não recolhe intenções de voto em número suficiente para manter o primeiro lugar, com parte dos seus eleitores tradicionais insatisfeitos com a falta de carisma e a imagem baça do "herdeiro" de Fernando Costa, além do desgaste político inerente;
- o PS não está a fixar eleitores e, tendo sido antes o segundo partido mais votado, já não tem o segundo lugar garantido;
- o CDS vai buscar votos ao PSD e ao PS mas essas transferências não lhe garantem o segundo lugar;
- o BE perde votos para o PCP e a presença na Assembleia Municipal;
- o PCP parece ser o único partido a reforçar a sua posição, graças a votos que migram do PS e do BE;
- o Movimento Viver o Concelho (MVC) consegue ir buscar votos ao PSD, ao PS e ao BE e parece ter garantida, para já, a disputa do segundo lugar ao PS.
 
 
Uma nota pessoal: Quem não gostar das previsões (que não são minhas, tal como não fui eu que fiz, ou encomendei, a sondagem) que se esforce por conseguir melhor. Ou não, já agora: continue é a dedicar-se ao insulto e à calúnia, opção que tem a vantagem de satisfazer o ego, de alienar o apoio popular e de deixar aos adversários o debate dos problemas reais e concretos do concelho.

Sem comentários: