quinta-feira, 12 de setembro de 2013

O meu diário das eleições autárquicas - 5.ª feira, 12 de Setembro: os Prémios da Demagogia


É um extraordinário exercício de demagogia e de irrealismo a lista de promessas do PSD caldense para a espetada mista de freguesias da Serra do Bouro-Santo Onofre que inauguram, justificadamente, os meus Prémios da Demagogia.
Esta gente chega ao ponto de prometer a extensão da linha de transporte público urbano (o TOMA) para unir as duas freguesias tipo "navette" de aeroporto, a compra de casas pela Câmara Municipal para depois alugar, a instalação de uma farmácia (na cidade, mais outra, mas não na freguesia rural da Serra do Bouro...) e de uma Unidade de Saúde Familiar mas voltam toda a sua atenção para aquilo que realmente querem: rever o Plano Director Municipal e construir, construir, construir. Não se esperaria, aliás, outra coisa quando entra em cena o presidente cessante da Junta de Freguesia da Serra do Bouro e número 2 da lista da espetada mista – não são os interesses e os problemas da população que o movem.
 
 
Quanto aos prémios, a escolha foi difícil mas ela aqui está:
- A promessa mais realista: "Reivindicar mais e melhor policiamento"
- A promessa mais eleitoralista: "Reforçar e ampliar os circuitos de Transportes Públicos Urbanos entre as duas Freguesias (TOMA)"
- A promessa mais irrealista: "Reivindicar a construção de uma Unidade de Saúde Familiar."
- A promessa mais demagógica: "Asfaltar e repavimentar as ruas degradadas das duas freguesias." [Nunca se preocuparam e agora...!]
- A promessa mais inteligente: "Criar uma bolsa de voluntariado 'Eu Participo' para responder a situações diversificadas". [Mas esta das "situações diversificadas" é que não lembra ao diabo!...]
- A promessa mais idiota: "Reflorestar toda a freguesia adequando as espécies aos espaços envolventes." [Qual freguesia? A que ainda conserva áreas florestais?!]
- A promessa mais vaga: "Fomentar campanhas de sensibilização integrando toda a população" ex-aequo com "Estruturar uma nova dinâmica de acções de higiene de limpeza".
 
Esta espécie de programa não é fácil de encontrar. Não existe em papel e na internet a lista está escondida (alguém deve ter percebido a inanidade disto tudo). Respeitando essa merecida reserva, não incluo por isso aqui o respectivo link.

Sem comentários: