terça-feira, 19 de novembro de 2013

Incúria criminosa: a sinalização horizontal... que não existe mesmo

O vereador Hugo Oliveira, da Câmara Municipal de Caldas da Rainha (que, pelos vistos, deve sair pouco da cidade), escreveu num fórum do Facebook (aqui, para quem tiver conta) o seguinte: "Mais ainda aceito e convivo muito bem com a crítica mas já não sou tolerante com a falta de dignidade e desrespeito como vi há pouco tempo com um post referindo um traço continuo. Não posso aceitar tamanha falta de sensibilidade e de respeito". E, antes destas palavras, decidiu ir por aqui: "a falta de chá e de verdade do senhor em causa..."
O vereador não gostou, parece, deste meu comentário sobre um acidente na via entre a Zona Industrial, que provocou um morto:

Na estrada que vai da cidade para a Zona Industrial e que depois continua para a via rápida que segue para a Foz do Arelho não há, praticamente, traço contínuo nem traço descontínuo.
Há zonas (e o local onde precisamente ocorreu o acidente permite essa dúvida) onde a sinalização desapareceu. E nunca, que me lembre, vi quaisquer trabalhos de repintura da sinalização.
Não há "requalificação" que ali chegue, não há a menor preocupação com a segurança de quem anda na estrada.

E, não tendo gostado (porque ele punha em causa directamente a Câmara Municipal), o vereador parece ter querido negar o evidente.
O evidente, neste caso, é a sinalização horizontal.
Em geral, ela quase não se vê por a tinta ter praticamente desaparecido sem que nenhuma entidade pública tenha ido fazer o óbvio: pintar outra vez a sinalização. Deve haver regras para o tipo de visibilidade que a sinalização horizontal deve ter.
Mas há uma situação mais grave. Numa zona de atravessamento com três espaços comerciais (nos dois lados da via), a sinalização inexiste e o motivo está bem à vista: houve uma obra qualquer na via que terá sido feita, foi acrescentado alcatrão... e o traço central (contínuo? descontínuo?) ficou por pintar. Os serviços da Câmara Municipal de Caldas da Rainha fazem isto por todo o concelho. Mas aqui... é excepcionalmente perigoso.
Está aqui tudo bem à vista e só não vê quem não quer (ou quem não passa por esta via):
 
 
Feita a obra, a sinalização ficou por pintar.
 Deve ter sido mais uma inteligente intervenção dos Serviços Municipalizados.


Será que o vereador pensa que quem circula nesta via vai parar
 para se certificar do tipo de sinalização que existe
e só depois seguir viagem?
 
 
De quem será a falta de sensibilidade e de dignidade e o desrespeito senão da entidade que tem a obrigação de zelar pela sinalização horizontal que talvez, para já, poderia ter salvo uma vida?
Já agora, o acidente foi este, como o "Jornal das Caldas" noticiou na primeira página no passado dia 6 de Novembro:
 
 
 
 
À entidade responsável pela manutenção desta via poderão ser pedidas responsabilidades pelos lesados? Espero que sim...
 
 
 

Sem comentários: