segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Bem-vindos ao Pântano das Caldas





A ténue ligação que existia entre a Lagoa de Óbidos e o Oceano Atlântico, e a que chamam "aberta", fechou-se. Tem acontecido.
Desta vez aconteceu dois anos depois de ter sido reaberta e de há um ano ter havido obras de desassoreamento, pelos vistos insuficientes.
O tempo seco e com sol e as areias gradualmente depositadas no fundo da lagoa vão levar e a ausência de renovação da água que ainda vinha do mar levará, com o tempo, à substituição desta mancha de água por um pântano. 
Nas eleições autárquicas de Setembro deste ano não faltaram os votos mais pios de desvelo pela Lagoa de Óbidos.
O PCP e o BE foram fazer festas para junto da lagoa. O PS, entretido com a "limpeza da cidade", praticamente não se manifestou. O PSD e o CDS foram para lá andar de barco, numa demonstração de demagogia que a realidade mostra ser também um gesto de pura e simples hipocrisia. O MVC fez limpezas no terreno do Penedo Furado e referiu-se ao assunto.
Mas hoje reina o silêncio.
Os partidos já se esqueceram, o presidente e o vice-presidente da Câmara até nem devem querer que alguém se lembre do passeio no "barco do amor", a Junta de Freguesia da Foz do Arelho (de maioria MVC) já mostrou que não consegue pôr um sofá abandonado no lixo.
Quanto à imprensa local... sai pouco da cidade. Devia recuperar as imagens os passeios de barco e confrontar esses marujos de água estagnada com a situação mas não acredito que o faça.
Um dia o nome muda: em vez de Lagoa de Óbidos teremos o Pântano das Caldas.
Já faltou mais.


Sem comentários: