segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Uma promessa de seis meses dá nisto: remendos

Há seis meses (em 22 de Junho), a Câmara Municipal de Caldas da Rainha fez saber que iria proceder à repavimentação completa de uma rua de 1100 metros alcatroados na Serra do Bouro onde, para pôr fim às rupturas que começavam a acontecer quase todas as semanas na rede de abastecimento de água, foi instalada uma conduta nova.
A repavimentação prometida aconteceria "no fim do Verão". (E a esse respeito parece haver pormenores interessantes, que ficam para mais tarde.)
O Verão chegou ao fim. Chegou e passou o Outono e entrámos no Inverno, meio anos depois da promessa que, entretanto, se transformou numa mentira.
Seis meses depois, o que temos é isto: remendos.
Nesta rua que já esteve alcatroada e que hoje é uma verdadeira estrada de terra batida, esburacada e escavacada, onde se acumulam terra e poeira de obras sem norte e de vários actos de insensatez técnica (como tapar buracos numa zona íngreme com terra solta...), o que temos hoje são remendos.


 
 
Remendos que não chegam para todos, aliás.
E que são remendos remendados e mal enjorcados de gente remendona.
Numa parte da ex-rua os buracos estão bem à vista e são, já agora, um perigo. (Aliás, este blogue é um bom testemunho para, no caso de um acidente, ficar bem claro de quem é a responsabilidade.)
Como se pode ver:
  



E as caleiras? As magníficas caleiras pronto-a-vestir, aplicadas a esmo em vias íngremes e em estradas planas?
A chuva ainda não veio tirar teimas e demonstrar que elas, em plano (muito) inclinado, de pouco servem.
Mas já dá para ver que onde estiver o lixo... a água não circulará ou fará com que ele se amontoe ainda mais, bloqueando o caminho.
Poderá argumentar-se que quem "inventou" esta solução é celestialmente competente.
Pois, deve ser e o problema é da malvada gravidade que faz com que a chuva caia para baixo quando, na cabeça destes iluminados, a água da chuva cai para cima e as terras e as pedras levitam...



Sem comentários: