quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

"The Story of the Jews", de Simon Schama

É possível que não tivesse comprado muitos dos livros que tenho traduzido por não dispor de informações sobre eles e não fazerem parte, automaticamente, da minha lista de autores a seguir. 
E há livros que, felizmente, por obrigação de traduzir, se transformam desse modo também em leituras aliciantes. 
"The Story of the Jews" (o primeiro volume, "Finding the Words"), do historiador inglês Simon Schama, é um deles e o mais recente e, sem dúvida, uma das leituras mais exaltantes do conjunto de obras que me têm sido propostas para traduzir.
Do livro em si falarei quando for publicado (a tradução foi entregue há cerca de três semanas) mas é impossível não reter aqui a impressão indelével da qualidade da investigação e da escrita de Simon Schama e do modo como conta a história do judaísmo.
"The Story of the Jews" é um projecto em duas vias, em dois volumes (o segundo, "When Words Fail", sairá em Outubro em Inglaterra) e numa mini-série documental, feita para televisão, em cinco episódios. E onde o texto escrito segue a História e os seus momentos mais importantes, a série tem um alcance também sociológico, nada linear mas, por isso mesmo, igualmente excepcional.
Simon Schama, que escreve de uma forma notável, é também um extraordinário comunicador e segui-lo, nas suas deambulações pelo mundo, é um prazer. Não escondendo a sua origem judaica, e recorrendo à sua própria experiência e às suas próprias reminiscências, Simon Schama termina o périplo desta sua jornada em Israel, com uma nota comoventemente crítica, dizendo-nos tudo o que há dizer sobre a história dos judeus e do judaísmo.
A série, disponível em DVD com legendas apenas em inglês, é, em simultâneo, uma boa introdução e um complemento quase indispensável à edição em papel.




Sem comentários: