quarta-feira, 9 de abril de 2014

"Condenados a Repetir a História", de Bill Fawcett


"Os 100 Grandes Erros da História", o primeiro livro de Bill Fawcett publicado em Portugal (e a que aqui me referi), tinha um tom quase irónico, justificado pela sucessão de erros, asneiras e más ideias de muitos dirigentes históricos ao longo dos séculos.
"Condenados a Repetir a História", o segundo agora publicado, tem um tom mais sério e não será caso para menos, atendendo aos vários aspectos da História que Bill Fawcett analisa.
Começa no Afeganistão (que nenhum outro país consegue verdadeiramente conquistar), passa pelo terrorismo, pelo combate às epidemias, pelas guerras tribais em África, pela vitalidade das línguas que ninguém consegue erradicar (o caso do gaélico na Irlanda) e detém-se, demoradamente, na história das crises económicas.
E esta é a parte mais substancial e mais interessante de "Condenados a Repetir a História", mostrando como as bolhas especulativas, as crises de crédito, as depressões e as recessões e o desemprego a destruição da classe média podiam ter sido evitadas, e ainda poderão, se o que já aconteceu for tido devidamente em conta. Os leitores menos conhecedores dos meandros económicos lerão com espanto, por exemplo, como a bolha das túlipas na Holanda do século XVI antecipou a crise do "subprime".
"Condenados a Repetir a História" é uma tradução minha para o Clube do Autor.

Sem comentários: