terça-feira, 29 de julho de 2014

Nuno Chaves escreve sobre "Ulianov e o Diabo"

Nuno Chaves, que anima o blogue Página a Página, tem estado a ler as minhas primeiras obras e leu agora "Ulianov e o Diabo", onde se estreou o ex-KGB conhecido por Ulianov, que voltou a aparecer em "Vermelho da Cor do Sangue" e em "Morte nas Trevas" e que será, sozinho, o herói de "Ulianov - A Conspiração das Águias".
"Ulianov e o Diabo" foi também a primeira história em que apareceu o sem-abrigo conhecido por Diabo e que regressou em "Morte na Arena". Nuno Chaves deixa, a propósito, uma sugestão interessante.
Um excerto da sua opinião, que pode ser lida aqui na íntegra:
 
Ulianov, o protagonista deste thriller é um personagem memorável que descobri em “Vermelho da Cor do Sangue” e que, tal como apareceu, desapareceu e levou o leitor a torcer por ele e a desejar saber mais a seu respeito. O facto de estar a ler os livros numa ordem invertida, dá-me também a possibilidade de recordar outros personagens com quem já me tinha cruzado. O inspector José Moura e  o director Rodrigo Álvares ("O Clube de Macau") e o personagem Maxim e o seu célebre “video-clube” ("Vermelho da Cor do Sangue"). Em "Ulianov e o Diabo", é novamente aberta a porta para o universo de Serguei Denisovich Tchekhov, ex-agente do KGB, desta forma conhecemos e entendemos um pouco melhor o percurso do ex-agente soviético e de como chegou a Portugal.
 

 
 
"Ulianov e o Diabo" (ed. Temas e Debates/Círculo de Leitores, 2006)
ainda se encontra à venda na loja on line Wook.
 
 
 
 


Sem comentários: