segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Não será isto pior do que o Acordo Ortográfico?

 
"Aquacultura não desenvolve asfixiada por burocracia".
 
Este título do "Diário de Notícias", escrito assim, não é pior do que o Acordo Ortográfico? E esta iliteracia jornalística não deveria merecer o mesmo tipo de repúdio por parte de quem se enfrenesia a favor de uma pureza da língua portuguesa que dizem ter sido posta em causa pelo Acordo Ortográfico?

6 comentários:

Anónimo disse...

E não merece?

Pedro Garcia Rosado disse...

Vejo mais pessoas, ilustríssimas, muito preocupadas com o Acordo Ortográfico e pouco com a maneira como se escreve nos jornais.

Anónimo disse...

Tem visto mal então, até porque essa questão precede a crítica ao AO. Presumo que também seja contra o dito... Se não é, devia (se se preocupa com uma questão, tem obrigatoriamente de se preocupar com a outra).

Pedro Garcia Rosado disse...

Tenha o caro Anónimo a bondade de dizer onde para, corrigindo-me, eu poder ver onde se encontra mais gente atenta às bacoradas da Imprensa e regozijar-me por isso..

Quanto ao Acordo Ortográfico, que a dúvida não o perturbe, poderá verificar neste blogue que aqui não o utilizo. E se aqui não o utilizo é porque não concordo com ele. Penso que é óbvio.

Pedro Garcia Rosado disse...

Existe, e muito bem.

Tenho o Linguagista como um dos blogues de visita e leitura periódicas e, admirando a persistência do autor, percebo por ele a situação de "terra de ninguém" ortográfica e gramatical da imprensa. Começando pelo "Diário de Notícias" (onde terá sido desmantelada a revisão) e terminando em muitos casos de profissionais que, verdadeiramente, talvez não o sejam.

Mas não era no Linguagista que estava a pensar (e que deve ser uma espécie de "bête noir", por andar a falar no que parece mal falar, à luz do pensamento dominante - os erros dos jornalistas, dos tradutores e, de vez em quando, dos autores). Pensava, sim, em muitas criaturas de escrita pública que se armam em paladinos da língua para depois a atropelarem sem grandes escrúpulos.

E, já agora, antes de poder surpreender-se com o que poderia considerar uma incoerência/hipocrisia/etc minha (pode escolher a palavra), que é o facto de eu, na minha actividade profissional, adoptar as normas do Acordo Ortográfico, digo-lhe já que o faço por indicação dos meus clientes.

Anónimo disse...

Somos dois!