segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Nuno Chaves comenta "Morte com Vista para o Mar" e a literatura policial em Portugal

Nuno Chaves (Página a Página) leu agora "Morte com Vista para o Mar" e diz de sua justiça, numa análise estimulante, cuja leitura na íntegra (aqui) recomendo por inteiro, sobre este livro mas também sobre a literatura policial em Portugal (e sobre uma tentativa de um blogue anónimo de denunciar um caso de corrupção).
Um excerto da sua opinião:
 
Morte e corrupção voltam a ser os ingredientes principais, e sem grandes malabarismos PGR sabe bem para onde quer levar o leitor.
Uma investigação muito credível da Polícia Judiciária (através de Gabriel e Patrícia Ponte) sem falhas a apontar (creio que as habituais descrições técnicas das armas de fogo, eram dispensáveis).
Os sites de encontros sexuais e o vasto mundo da blogosfera estão também presentes e são a meu ver uma mais valia para a história, que a torna ainda mais real e apetecível.
Este caso foi "ficcionalmente real" e qualquer semelhança que possa existir entre o “Novo Bordallo” de Alberto Morgado e "O das Caldas" assinado por um espirituoso “Manguito Ecológico” não é mera coincidência, como já tinha dito PGR.
Atrevi-me a ler vários artigos deste blogue com uma satisfação diabólica e confesso que me diverti muito a ler alguns dos comentários anónimos.
Ainda bem que em Portugal existe tanta variedade e riqueza de casos como este. É uma pena, que não exista mais gente a escrever e a denunciar coisas tóxicas e lixo como este.
 
 
 
 

Sem comentários: