terça-feira, 28 de outubro de 2014

"True Detective": a regra e a excepção

 
O cartaz da primeira temporada com Woody Harrelson (à esquerda)
e Matthew McConaughey (à direita)
 
O "thriller", seja qual a sua forma de expressão, tem regras informais e uma delas é a de que tudo tem de ficar esclarecido ou, pelo menos, os criminosos não podem deixar de ser conhecidos e punidos.
Mas toda a regra tem excepção, como o demonstra a série televisiva "True Detective", cuja primeira temporada vi agora.
"True Detective", criada por Nic Pizzolatto, é a história de dois investigadores criminais na Luisiana, nos EUA, e dos crimes rituais que se vão revelando num período de vinte anos, em oito episódios e 439 minutos de televisão com dois actores excepcionais: Matthew McConaughey e Woody Harrelson. E são as suas interpretações, além de uma realização e de uma cinematografia de génio, que dominam toda a série.
Com representações de estilo quase subliminar assentes em diálogos brilhantes, Matthew McConaughey e Woody Harrelson aguentam a história até ao fim, oferecem-nos como brinde um criminoso que não traz consigo a rede criminosa que servia mas que tem o efeito dramático de garantir o triunfo da lei e da ordem e deixam-nos rendidos a uma história que talvez precisasse de mais tempo para terminar mas que, ao chegar ao fim, nem sequer deixa a impressão de ficar a faltar esse pequeno pormenor.
"True Detective" (que, à semelhança de "American Horror Story", parece vir a ter na segunda temporada outros cenários e outra história, além de outras personagens) é uma das muitas séries de televisão que, de alguma forma, fundem as convenções do cinema e da televisão (e, neste caso, do género em que se insere) e é um dos exercícios mais fascinantes que já vi nas séries de televisão contemporâneas.

 
[Vi "True Detective" numa edição em DVD da HBO Home Entertainment/Warner Home Video para o Reino Unido, de 2014, legitimamente adquirida.]

2 comentários:

Ale disse...

A primeira temporada de True Detective chocado e me deixou querendo mais, sempre me colado ao meu TV e agora com a segunda temporada de True Detective 2 e avança trailers'm em estado de choque, uma temporada muito interessante vem

Pedro Garcia Rosado disse...

Espero que seja tão boa como a primeira temporada!