quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Gato escondido com o rabo de fora

O título da notícia da "Gazeta das Caldas", taxativamente afirmativo, é este: "Caldas está no pódio dos concelhos com melhor qualidade de vida no Oeste e no distrito"
Mas no terceiro lugar, com base num "ranking" de um portal imobiliário.
E esse ranking, por sua vez, que base tem? Alguma verificação directa? Qualquer tipo de estudo de opinião? E qual é a sua actualidade?
As primeiras respostas são fáceis mas a segunda, seguindo a notícia, é impossível.
As informações que fundamentaram a notícia do portal imobiliário, situado no Porto, e da "Gazeta" caldense foram retiradas do portal de dados Pordata e do Instituto Nacional de Estatística e referem-se a "Bancos e outros serviços, Comunidade e Segurança, Cultura e Entretenimento, Hospitais e Farmácias, Escolas e Creches, e Lojas e Restaurantes", "factores como os índices da taxa de mortalidade, rendimento 'per capita', criminalidade, taxa de abandono escolar e número de pessoas abaixo do limiar de pobreza" e escolas a que foram atribuídas... estrelas.
Segundo a "Gazeta", o concelho de Caldas da Rainha "notabiliza-se neste ranking" por, numa escala de 5, chegar aos 2,96.
Ainda segundo a "Gazeta", à frente de Caldas da Rainha "classificaram-se no distrito de Leiria os concelhos da Batalha, com uma classificação de 3,25, e Leiria com nota de 3,35 pontos. Segundo o estudo, os piores locais para viver no distrito são as zonas do interior norte. Os concelhos de Alvaiázere, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pêra e Pedrógão Grande obtiveram todos classificações abaixo dos 2 pontos. Já na região Oeste as diferenças são mais curtas. À frente das Caldas ficaram Arruda dos Vinhos, com nota 3, e Torres Vedras com 3,05. Alcobaça é, segundo a Zizabi, o quarto melhor concelho do Oeste para viver, com nota 2,71. Seguem-se Peniche (2,67), Lourinhã e Sobral do Monte de Agraço (2,65), Nazaré (2,55), Óbidos e Alenquer (2,45), Bombarral (2,4) e Cadaval (2,11)."
Isto pode ser muito interessante mas a notícia começa a transformar-se em qualquer coisa que é tudo menos notícia quando se atende a três pormenores:
 
- apesar de citadas as fontes (Pordata, INE), não se conhecem as qualificações de quem, no portal imobiliário (com o nome bizarro de Zizabi) organizou as conclusões nem, verdadeiramente, a metodologia empregue;
- ignoram-se as datas a que se referem os elementos recolhidos, que podem alterar praticamente todos os indicadores;
- a fotografia que ilustra a notícia é de uma rua que tanto pode ser de Caldas da Rainha como de Lisboa mas onde não falha... o presidente da Câmara Municipal de Caldas da Rainha!
 
E é aqui que a porca torce o rabo ou, melhor, sai da sombra o rabo do gato escondido.
Porque, como obviamente a "Gazeta" não pode ignorar, a conjugação do título "Caldas está no pódio dos concelhos com melhor qualidade de vida no Oeste e no distrito" com a ausência de elementos factuais sobre os dados recolhidos e a fotografia do ora presidente da Câmara serve para afirmar apenas uma coisa: "Caldas está no pódio dos concelhos com melhor qualidade de vida no Oeste e no distrito"... graças ao actual presidente!
Como manobra demagógica e condicionadora de opiniões não está mal. Podia era ter um pouco mais de solidez para conseguir ser credível...
 
 


Só lhe falta dizer, das profundezas
do magnífico estacionamento subterrâneo:
 "L'état c'est moi"




Sem comentários: