terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

A Empire Film Company e uma história de vigaristas no eBay

 Quis comprar a primeira temporada da série televisiva "Fargo", inspirada na longa-metragem de 1996 com o mesmo título (que é uma interessante história de vigaristas contada pelos irmãos Joel e Ethan Cohen), mas o resultado não foi apenas o respectivo DVD mas uma história complexa de um vendedor do eBay.
Eis os pormenores:
 
No eBay, que passei a frequentar desde que desisti da Amazon inglesa por insistir na utilização da distribuidora Seur em Portugal, comprei o DVD a um vendedor designado por Empire Film Company. O nome é imponente, sem dúvida, e até faz lembrar a revista inglesa de cinema "Empire".
O custo incluiu portes de correio (para o envio pelo Royal Mail, os correios ingleses) mas não foi pelo correio que recebi o que pode ter sido, ou não, o DVD pedido. Quer dizer, foi "Fargo", de facto, mas de forma bastante diferente.
Recebi o DVD depositado na caixa do correio pela distribuidora MRW e com origem na Amazon, trazendo a menção expressa "Gift from Amazon", ou seja "Um presente da Amazon".
A dúvida era legítima: então eu pago o DVD e os portes de correio e recebo o DVD como "presente da Amazon"?!
O diálogo com a pomposamente designada Empire Film Company, cuja presença no Facebook se limita a um post em 2013 e não parece ter site próprio, foi inútil.
O argumento desta pitoresca gente, que chegou a afirmar que o Royal Mail não fazia serviço no estrangeiro!), foi sempre o facto de ter recebido o DVD, o facto de ter sido "presente" não quer dizer nada e só seria grátis se tivesse a menção de "free" ("grátis"). Estranhamente, ou não, o eBay deu cobertura à sua argumentação.
Fiquei sem conseguir esclarecer a questão mas a pensar se não haveria qualquer tipo de negócio da dita Empire Film Company com a Amazon, que lhe permitia enviar os objectos comprados sem custos adicionais, ficando no entanto, com o dinheiro dos portes do Royal Mail. Ao mesmo tempo também fiquei com a ideia de que, existindo realmente a empresa, pode ter nascido para uma coisa (filmes) e acabou por ficar reduzida a outra (venda de DVDs). Ou a utilização, fácil demais, da designação "Empire" pode ter chocado com o uso da mesma designação por outras empresas existentes há mais tempo. Não sei se será isso, ou não.
Como a experiência foi má e nem sequer me foi permitido expressar o meu desagrado na avaliação do vendedor no eBay, porque as minhas classificações foram apagadas, ficam o registo público e o aviso: não se metam com a dita Empire Film Company. 





Sem comentários: