terça-feira, 7 de abril de 2015

Notas em formato de "zapping": "CSI: Cyber", "The Flash", a revista "Empire" e "Fear the Walking Dead"


1 - Consta que há uma internet mais escondida, "negra", normalmente designada por "deep web", terreno fértil para muitas coisas que as leis interditam. É uma ideia que, bem desenvolvida, podia dar uma óptima história e, se calhar, até já deu. Não sendo fã do franchising "CSI", antes pelo contrário, pensei que a recente "CSI: Cyber" (em estreia agora no canal Fox) pudessem, partindo desse terreno de caça sugestivo, ser bastante melhor do que afinal é. Mas não quer ser ou não consegue e o que saiu foi apenas mais uma série de agarra-que-foge, com o mundo da internet por pretexto. Não gosto.
 
 
2 - "The Flash" é uma série para o segmento dos "jovens adultos". Não tem pretensões intelectuais. Facilita em certas situações, talvez mais do que a sua congénere "Arrow", que se leva muito a sério. O Flash recriado por Grant Gustin é divertido. Mas é também mais um passo bem dado na transposição dos super-heróis da DC para o audiovisual. Talvez por isso e por muito mais, dá-se (ou deu-se) mal na RTP. A televisão do "serviço público" que todos nós pagamos não larga alguns hábitos (e programas) intragáveis mas trata com os pés (com as patas, melhor dizendo...) uma série bem interessante como "The Flash". Se calhar, houve alguém que se enganou quando a compraram, pensando que era uma coisa (talvez um programa sobre o "flash" das máquinas fotográficas?) quando afinal era outra.

AXN com "Arrow", 1 - RTP, com "The Flash", 0


3 - As séries televisivas têm ocupado, até agora, poucas páginas nas revistas inglesas de cinema "Empire" e "Total Film". Mas a situação está a alterar-se. Na edição de Abril, a "Empire" proclamava (a abrir diversas páginas sobre novas séries já anunciadas) que "a televisão é o novo cinema. Ficar em casa é a nova saída" ("Television is the new cinema. Staying in is the new going out"). Na edição de Maio, a mesma revista refere-se a "Mad Men" (que chega agora ao fim) e anuncia 30 páginas dedicadas à "Guerra dos Tronos" ("Estrelas entrevistadas! Segredos revelados! Mortes contadas!"). É significativo.

"A televisão é o novo cinema"
 
 
4 - Não, já não "The Walking Dead", mas "Fear the Walking Dead" (primeiro filme-anúncio em baixo), uma nova série que conta como os zombies começaram a aparecer... em Los Angeles. Como todos sabemos, e o declínio de "The Walking Dead" confirma, o mais excitante dos zombies é quando eles começaram a aparecer. George Romero sabia-o bem e, num registo diferente, Richard Matheson também quando escreveu "I Am Legend".
"Fear the Walking Dead" estreia-se no verão deste ano.
 





Nota: No site www.imdb.com encontram-se os pormenores essenciais sobre as séries citadas.

Sem comentários: