quarta-feira, 8 de abril de 2015

Só vêem a cidade; o resto não existe

"Intervir no património urbanístico e imobiliário, mantendo-o e modernizando-o através de obras de remodelação dos sistemas de infraestruturas, equipamentos e espaços urbanos e verdes de utilização colectiva."
Lindas palavras estas. São do vice-presidente da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, segundo o "Jornal das Caldas". E referem-se a um plano sem grandes pormenores que a Câmara quer lançar (aparentemente satisfeita com o estado de guerra em que mergulhou a capital do concelho com o seu plano de obras que, desde há dois anos, ainda não está terminado).
E o plano é para o concelho?
Não. É para a cidade, para a capital do concelho. Porque o resto não existe.


Caldas da Rainha: para eles, só existe a cidade
 
As elites do concelho de Caldas da Rainha abominam o que existe fora da cidade que é a capital. É um provincianismo invertido levado ao extremo. Deixaram degradar a cidade e emporcalhar o interior. Cuidam de relíquias e de sonhos mas não do potencial turístico que oferece a costa atlântica.
Não admira que as reacções das oposições ao PSD da "nova dinâmica" sejam a tristeza que o "Jornal das Caldas" regista: uns querem atender às "questões sociais", outros não sabem, outros ainda que o essencial é "repovoar o centro da cidade".
A ninguém ocorre que o interior do concelho (a quinze minutos da capital do concelho, e em tudo melhor) tem melhores condições para "repovoar" o concelho. Desconhecem a realidade, que talvez lhes meta medo.
Fora das tolices expressas ao momento, o "Jornal das Caldas" regista a única intervenção inteligente sobre o assunto, proveniente de Rui Correia, vereador do PS, que já parece ter aprendido bastante desde Setembro de 2013: "importaria incluir freguesias urbanas que não apenas as da cidade propriamente dita".
 
 
*
 
O PCP caldense deve estar satisfeito com a perspetiva de umbigo do PSD, depois de ter afirmado que a cidade anda a sofrer porque as freguesias do interior são mais beneficiadas do que a cidade porque os seus confrades da "nova dinâmica" têm mais votos no interior.
 
 

Sem comentários: