segunda-feira, 8 de junho de 2015

Muito gosta esta Câmara Municipal da porcaria! (5)

 
O lixo tem mesmo um lugar cativo no coração da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, como se pode ver por estas fotografias, tiradas hoje à tarde na Avenida 1.º de Maio, no centro da capital do concelho.


Um dos problemas destes maravilhosos contentores de que a Câmara tanto gosta
 é a sua tampa falível.
Ou talvez faça parte da estética.
 
 

O sistema subterrâneo parece não servir para nada.
E o garrafão terá o quê? Urina ou óleo?


O sistema de recolha de lixo subterrâneo (da segunda fotografia) foi instalado quando a avenida esteve em obras e de pouco serviu. De tal modo que, fechando os olhos ao lixo, os seus entusiastas na Câmara resolveram recuperar os jeitosos contentores verdes, de que tanto gostam, que chegaram a instalar numa espécie de "ninho colorido".
O resultado, mais uma vez, está à vista: os contentores têm tampas que podem ficar completamente escancaradas (óptimo para a disseminação do cheiro, da porcaria e das moscas) e há coisas que continuam a ser simplesmente largadas ao lado dos outros contentores.
Se esta Câmara Municipal fosse capaz de perceber que o lixo é uma porcaria e tem de ser adequadamente tratado, não facilitaria a vida a quem também gosta da porcaria (e assim se sente incentivado a fazê-la) e juntaria a fiscalização à pedagogia.
E, já agora, se as oposições fossem um pouco mais atentas estariam, depois de uns balbucios quando o "ninho" foi construído, a verificar se a brilhante solução camarária tem alguma utilidade. Mas devem andar distraídas.
(Já agora: é assim que se faz oposição. Se precisarem, posso explicar com mais pormenores.)

Sem comentários: