terça-feira, 28 de julho de 2015

Cheira a merda em Caldas da Rainha





... E não, não tem a ver com o gosto que a Câmara Municipal tem pelo lixo e pelos nojentos contentores verdes que gosta de espalhar por todo o lado, e a que aqui me tenho referido.
Tem, sim, a ver com o cheiro que paira em zonas próximas de entradas da capital do concelho, uma a noroeste na freguesia do Campo e a outra na zona industrial, perto de uma das entradas (e saídas) da A8.
O cheiro provém de grandes extensões cultivadas e é de supor que tenha a ver com a estrumagem das terras. As nuvens mais baixas, o calor, o vento e o tempo seco ajudam à festa, expandindo o odor pelos campos e pelas casas mais próxima, sem que ninguém lhes escape nessas redondezas.
Curiosamente, o PS local referiu-se ao assunto no início deste mês, chegando a pedir explicações à Câmara Municipal. Talvez não fosse causa para tanto e só demonstra aquilo que ando a dizer há muito tempo: os políticos locais pouco se aventuram fora cidade porque, percorrendo as estradas vizinhas, teriam percebido rapidamente o que se passava.
Não sendo obviamente agradável, este cheiro a merda é um sinal positivo do dinamismo da actividade agrícola do concelho.
O mesmo já não se pode dizer, claro, do lixo que a Câmara Municipal vai deixando espalhar por tudo quanto é sítio e cujo cheiro, felizmente, não se espalha como o do estrume. Pelo menos, por enquanto, claro.

Sem comentários: