terça-feira, 15 de setembro de 2015

"American Horror Story: Coven"

 


"American Horror Story" é não apenas um novo formato de mini-série televisiva (como "True Detective") mas também um exercício de estilo: com as suas temporadas transformadas em histórias autónomas que ocupam toda a temporada, reserva as três principais actrizes para papéis que vão mudando de história para histórica e, nessa perspetiva, é um desafio... para elas próprias nas personagens diferentes a que devem dar vida, para os autores e para o público.
"Coven", a terceira temporada, é até agora a melhor. A primeira tinha como cenário uma casa assombrada, a segunda um manicómio e, antes do circo de horrores à Tod ("Freaks") Browning, tivemos esta terceira temporada.
Vampiros já há muitos, lobisomens nem por isso mas são muito unidimensionais e os "zombies" já estão perto da faixa do excesso populacional. Mas as bruxas, e a sério, é que não tem havido muito.
Daí também o carácter quase inédito de "Coven": localizando-se no Sul dos EUA, recupera a sempre interessante lenda das bruxas de Salem, junta-lhe a tradição do "voodoo" e explora o filão do racismo numa mistura bem pensada. Há uma escola para jovens feiticeiras dependente de um "coven" (a associação de feiticeiras baseada num pacto ou numa tradição comum) de que é dirigente Jessica Lange, uma aristocrata racista que é vítima do mal que andara a fazer (Kathy Bates) e uma feiticeira "voodoo" (Angela Bassett) e um grupo capitalista que se dedica a caçar feiticeiras.
A história está bem contada e tem sequências bem fortes (e bem imaginadas), o trabalho das três actrizes é de mérito e só o fim é que escorrega, embora suavemente, para um inusitado tom paródico.
O modelo de "American Horror Story" é não apenas ousado mas difícil de manter por muito tempo (a próxima temporada é passada num hotel) e não admira que haja rumores sobre o seu fim. De qualquer modo, já deixou uma boa marca com "Coven" no universo fantástico do audiovisual dos nossos dias.  

[Vi "American Horror Story: Coven" numa edição em DVD da 20th Century Fox para o Reino Unido, de 2014, legitimamente adquirida.]


Sem comentários: