quinta-feira, 29 de outubro de 2015

General Tomás António Garcia Rosado - uma homenagem na Academia Militar


O general Garcia Rosado
na capa da revista "Le Pays de France" (Setembro de 1918)

 
O general Tomás António Garcia Rosado (1864 - 1937) foi "o melhor general da sua geração, o pensador, o diplomata, o organizador, o militar, em resumo, que se podia gabar de, apesar dos muitos entraves políticos, ter cumprido com sucesso muitas missões 'impossíveis' ao longo de várias décadas de intenso labor patriótico" (nas palavras do professor António José Telo, da Academia Militar), tendo ficado especialmente associado ao Corpo Expedicionário Português, que participou na Primeira Guerra Mundial, e que chefiou.
O general Garcia Rosado foi ainda comandante militar na Índia e em Moçambique, chefe do Estado-Maior do Exército, membro do Supremo Tribunal Militar, ajudante de campo do Rei D. Manuel e, finalmente, embaixador de Portugal em Londres.
Homem de rigor e monárquico convicto, não parece ter sido bem tratado pela República e isso pode explicar a sua posição menos conhecida na História, apesar do seu enorme prestígio como militar.
Homenageando-o, a Academia Militar escolheu-o como patrono do Curso de Entrada do ano lectivo em curso, realizando-se ontem (quarta-feira, 28) a respectiva cerimónia de apresentação,
Como bisneto e representante da família Garcia Rosado e da sua linhagem que descende diretamente do general Tomás António Garcia Rosado, tive a honra de ser convidado a assistir a esta cerimónia na tribuna, ao lado do comandante da Academia Militar, tenente-general José Rodrigues da Costa.
 
 




 


Imagens da cerimónia na parada e da tribuna, com o comandante da Academia Militar, tenente-general José Rodrigues da Costa, ao centro e, à sua esquerda, o bisneto do general Garcia Rosado e autor deste blogue(© Academia Militar)
 

Sem comentários: