quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Cavaco Silva




© 2006-2016 Presidência da República Portuguesa
 
Fui crítico de Cavaco Silva quando ele foi primeiro-ministro e, reconhecendo a competência de alguns dos seus ministros, não gostei dos seus governos.
Nas três eleições presidenciais que Aníbal Cavaco Silva disputou, não votei nele em duas e, na terceira (2011), abstive-me por não ter um candidato que correspondesse ao que pensava e por considerar que a reeleição de Cavaco Silva estava garantida à primeira volta.
Cavaco Silva foi Presidente da República entre 2006 e este ano, 2016.
Exerceu o seu mandato em circunstâncias políticas difíceis e de forma muito digna. Cometeu erros mas, para mim, o balanço do seu mandato é positivo e digno. E, por isso e pela sua função institucional, respeito-o.
O Presidente da República, seja ele quem for, é, por definição, o representante máximo da nação e o comandante supremo das Forças Armadas.
Pode ser criticado (como é norma da democracia) mas o insulto que lhe for feito é um insulto a todos nós. Sobretudo quando, e acredito que sejam praticamente todos, os que o insultam não os teriam no sítio para o fazer de viva voz e cara a cara.
Marcelo Rebelo de Sousa, em quem votei (por convicção e porque receei que pudesse haver uma 2.ª volta), será o próximo Presidente da República.
Espero que o seu mandato seja positivo e digno para o País e para o próprio.


Sem comentários: