sábado, 16 de abril de 2016

"The Night Manager" na TV





A televisão do nosso século é um meio melhor do que o cinema para a adaptação de obras literárias e a mini-série "The Night Manager", adaptada de um romance de John Le Carré, demonstra-o exemplarmente nas suas seis horas de duração.
O duelo entre um negociante de armas, Dicky Roper (Hugh Laurie), e um "agente infiltrado", Pine (Tom Hiddleston), prolonga-se da melhor maneira nessas seis horas e ficaria amputado e diminuído no formato padrão de hora e meia/duas horas do cinema. É um tempo que se ganha nas interpretações minuciosas (o conjunto de actores está claramente acima da média e Laurie revela que não ficou preso à personagem do Dr. House), na construção dos ambientes (das intrigas dentro da estruturas da espionagem inglesa ao fabuloso "show" da apresentação da mercadoria que Roper vende) e na montagem das várias cenas que fazem o cruzamento das personagens.
"The Night Manager" televisivo faz justiça ao romance da segunda fase de Le Carré (depois do período de Smiley e antes da sua literatura mais panfletária) e é um notável entretenimento.

... e o regresso de "Bron/Broen"

O que é que se faz quando se esgota o tema (irritantemente repetitivo) dos "serial killers"? Bem, procura-se uma outra linha narrativa, voltada para a vida mais íntima das personagens principais.
Foi o que aconteceu com a terceira temporada da série sueco-dinamarquesa "Bron/Broen" ("A Ponte").
Reduzida a uma só cabeça de cartaz, a investigadora Saga Norén (Sofia Helin), "Bron/Broen" constrói um emaranhado narrativo com um "serial killer" inesperado no centro da teia, termina em alto risco com um final demasiado frio e, de repente, ganha energia com a admirável Saga a ajudar um seu novo parceiro de investigação, Henrik (Thure Lindhardt), a passar em revista por conta própria o caso não esclarecido do desaparecimento da mulher e das filhas de Henrik.
Será, talvez, o embrião da quarta temporada, da qual, por enquanto, não há notícias. À falta de "The Killing/Forbrydelsen", "Bron/Broen" é uma excelente opção do "nordic noir".




(Vi "The Night Manager" no canal por cabo AMC e a terceira temporada de "Bron/Broen" na edição em DVD da Arrow Films, Reino Unido, legitimamente adquirido.)  

Sem comentários: