sexta-feira, 13 de maio de 2016

4 factos indesmentíveis sobre o ISP (e o IVA)



1. O Governo PS/BE/PCP decidiu baixar o Imposto sobre os Produtos Petrolíferos em 1 cêntimo. O aumento do ISP por este mesmo governo já levou a um aumento médio dos preços dos combustíveis no valor de 11 cêntimos. Dado como uma "boa notícia" pelo próprio chefe do Governo, esta descida irrisória equivale a uma escarradela política na cara dos cidadãos. Haverá quem goste de que lhe cuspam na cara.

2. Segundo o próprio Governo, a redução de 1 cêntimo no ISP levará a uma perda de receita fiscal no valor de 44 milhões de euros até ao final do ano.

3. O Governo vai baixar o IVA na restauração (numa perspectiva de "recuperação de rendimentos", segundo o BE, como se o IVA não fosse um imposto cobrado aos clientes e entregue ao Estado...). Vai perder 175 milhões de euros de receita do IVA graças a isso.

4. O aumento dos combustíveis prejudica toda a gente, em todo o País, desde os que têm os melhores e mais modernos carros aos idosos que, no interior, usam viaturas muito velhas para se deslocarem (por falta de transportes públicos). A descida do IVA na restauração beneficia os patrões do sector e não servirá sequer para baixar os preços das refeições que, de qualquer modo, só são pagas por quem vai aos restaurantes.


O chefe disse, na TV e com ar de gozo, que era este a dar a "boa notícia",
mas o ministro mandou um ajudante...




(Sobre o IVA da restauração, o que escrevi pode ser lido aqui.)

Sem comentários: