domingo, 15 de maio de 2016

TV: "Game of Thrones", "11.22.63" e "Billions"




"A Guerra dos Tronos" (canal SyFy) arrebitou, nesta sexta temporada.
Talvez por já estar a caminho do fim e se impor uma conclusão (quem é que fica com o Trono de Ferro?), o ritmo acelerou e foram introduzidos elementos mais emocionantes: a ressurreição de Jon Snow (que talvez não seja filho bastardo de Ned Stark), a captura de Daenerys pelos Dothraki, a irreprimível ascensão do High Sparrow (não soa nada bem "Alto Pardal"), para cuja criação o ator Jonathan Pryce disse ter-se inspirado no Papa Francisco...
Tudo isto faz de cada episódio desta temporada uma aventura de coisas inesperadas. São só dez episódios por temporada e é pena





"22.11.63" ou "11.22.63" (a série) ou "11/22/63" (o romance original) segue razoavelmente a linha da história da torrencial historia de Stephen King, condensando com habilidade as 850 páginas, na edição de bolso, em 80 horas de televisão (e seguimos aqui a indicação do IMDB porque a exibição no canal Fox foi bastante confusa).
Só que, respeitando o fim melancólico do romance (não é possível mudar o passado, por melhores que sejam as intenções...), a série perde o pé e a dinâmica da narrativa perde-se nesse final.
No texto original, Stephen King ainda criou uma espécie de câmara de descompressão entre as peripécias de Jake Epping e a sua triste constatação mas, na série, a transição é demasiado abrupta
"11/22/63" esteve para passar ao cinema, com realização de Johnatan Demme. Felizmente, porque uma hora e meia ou mesmo duas não dariam para a história. Escrevi sobre este romance em Novembro de 2012 aqui.




Em Billions (TV Séries), um procurador distrital (Paul Giamatti) persegue um financeiro (Damien Lewis), suspeito de numerosos crimes de natureza económica.
É uma boa história, que se vai construindo com emoção ao longo de onze episódios para depois cair abruptamente no último, o 12.º, com diálogo a mais e repetitivo.
Fazendo lembrar "Damages" mas sem a sua perfídia e a sua mestria técnica, Billions segue-se bem e deixa alguma curiosidade relativamente à segunda temporada, já anunciada mas ainda não calendarizada.

Sem comentários: