quarta-feira, 8 de junho de 2016

Do cagatório como atracção turística


Os cerca de 17 quilómetros que ligam São Martinho do Porto e Salir do Porto à Lagoa de Óbidos, e que correspondem à frente ocidental do concelho de Caldas da Rainha, são um dos elementos mais interessantes da região.
Percorrem-se, sem pressas, em menos de 20 minutos mas oferecem uma visão panorâmica extraordinária do Oceano Atlântico, deixando ver as Berlengas e até Peniche nos dias mais claros, debaixo de um azul do céu que se funde com o azul do mar.
A Estrada Atlântica, a sua ligação directa, é, só por si, um miradouro natural mas entre ela e o mar há arribas, penhascos, mato, bosques, pinhais e caminhos escondidos (e às vezes escarpados). Há quem vá lá ao fundo apanhar mexilhão e, pelo menos em tempos, houve locais onde se podia praticar caça submarina. O cenário sugestivo do local foi por mim aproveitado para o meu romance "A Guerra de Gil".
Há alguns anos, um esquecível presidente de junta de freguesia teve o único gesto positivo da sua carreira político-empresarial que foi a construção de um miradouro que permite parar o carro e ficar a ver.
Mais tarde, num exemplo do que de muito mau se faz neste concelho, alojou-se no miradouro uma rulote de comes-e-bebes. E aí ficou, imune a considerações fiscais, políticas ambientais, opções turísticas ou, sequer, bom senso e bom gosto.
A rulote desapareceu há meses, por motivos que desconheço.
Mas a herança ficou: uma latrina portátil que foi lá montada por quem geria o negócio da rulote, o horrendo caixote verde de lixo que a Câmara Municipal caldense deve considerar como "ex libris" do concelho, uma rede rebentada e, normalmente, lixo no chão.
Não é nada de novo, claro, e é tão habitual como os anúncios de festarolas comerciais em plástico que ficam pendurados nas árvores e nos candeeiros até o tempo os desfazer, além das muitas outras porcarias que caracterizam a gestão municipal do concelho.
E, verdadeiramente, sendo motivo de indignação, já não surpreende que um ponto de atracção turística seja assim menorizado pela enfadonha classe política do concelho, que só tem olhos (e, mesmo assim, vesgos) para o que se passa dentro da capital do concelho, olhando porventura para o resto do concelho com o seu olho mais escuro...


O caixote de lixo e o cagatório


A rede rebentada

O Oceano Atlântico ao fim da tarde... e outra extensão de rede rebentada

2 comentários:

Anónimo disse...

Só fazem merda!

Pedro Garcia Rosado disse...

Não iria tão longe...