segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

"The Young Pope": a nova TV

Se dúvidas houvesse sobre o memorável ressurgimento da televisão como peça central do entretenimento audiovisual bastaria a mini-série "The Young Pope" (canal TV Séries, em Portugal) para o ilustrar.
Criada e realizada pelo italiano Paolo Sorrentino, é uma produção da americana HBO, com o actor inglês Jude Law no papel de um papa saído dos EUA que assume o nome pontifical de Pio XIII.
Enganadora de início, mas com um genérico inicial que diz tudo (e que pode ser visto através da imagem em baixo), "The Young Pope" desenrola-se num Vaticano assolado pelos novos tempos de dúvida religiosa e política e consegue alcançar vários prodígios: um tom irónico e irreverente (mas não iconoclasta), uma concepção visual que por vezes faz lembrar os filmes de Peter Greenaway, interpretações muito seguras e a capacidade de divulgação da HBO e, em termos de tendências, um encontro feliz entre o cinema "de autor" europeu com a televisão comercial dos EUA.
"The Young Pope" pode não obter os favores do público (embora a crítica atenta à televisão tenha percebido a sua importância) mas tem o significado essencial de mostrar que o dinamismo da produção televisiva no país, onde ela é mais possante, aceita um tipo de entretenimento audiovisual que dificilmente encontra lugar nos circuitos cinematográficos industriais. 
Quanto à HBO, está de parabéns. É, felizmente, o ar do tempo novo televisivo. Como evoluiu desde o tempo em que deixou cair a inovadora "Roma"!



Sem comentários: